Reabertura dos negócios

Vivemos um momento de muito trabalho, ansiosos para que nossa rotina volte aos trilhos e, ao mesmo tempo, apreensivos sobre como nos portar a partir de agora. O que sabemos é que, para os estabelecimentos, a mudança já começou e se preparar da maneira correta é fundamental para obter êxito com as novas exigências dos consumidores.

Se reinventar sempre fez parte do processo das marcas, fato que a pandemia evidenciou ainda mais no mercado de “food service”. A ANR (Associação Nacional de restaurantes) preparou um protocolo com boas práticas nas operações para bares, restaurantes e lanchonetes pós COVID-19 que pode servir como referência para sua segurança e de todos os colaboradores.

Acredito ser de total relevância repassarmos materiais como este para que o mercado se adeque rapidamente e da maneira correta.

Destaco alguns pontos abaixo:

USO DE MÁSCARAS

  • Máscaras simples descartáveis: Tempo de utilização de no máximo 2 horas.
  • Máscara artesanal (Pano): Não é aconselhada para este mercado. Porém, se necessário, utilizar por até 3 horas ou se perceber umidade.
  • Protetor facial tipo visor: É indicado não apenas para proteção do colaborador, assim como protetor salivar na manipulação de alimentos.

* Para saber mais sobre orientação na retirada e lavagem das máscaras, deixo o link com o relatório completo no final do artigo.

DIMENSIONAMENTO DOS AMBIENTES

  • Para o distanciamento correto entre os clientes no estabelecimento, remover algumas mesas ou cadeiras. Em caso de inviabilidade, um alerta de espaço entre elas.
  • Distanciamento de no mínimo 1m entre as pessoas da mesa.
  • Marcação no piso nos locais onde são formadas filas (buffets, balcões de atendimento, caixas de pagamento) orientando o distanciamento.

SAÚDE DOS COLABORADORES

  • Antes de retornar ao trabalho, é fundamental o contato prévio com os colaboradores, no intuito de verificar quem está apto ou deve ser direcionado ao serviço de saúde.
  • Enfatizar constantemente o cuidado a não falar, tossir ou espirrar próximo de outras pessoas e alimentos, assim como não tocar em olhos, boca e nariz.

MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

  • No recebimento de fornecedores e pessoas externas, manter o distanciamento recomendado.
  • Respeitar os critérios técnicos estabelecidos em legislação para higienização de hortifrútis, superfícies e equipamentos necessários.

O cuidado as condições higiênico-sanitárias é o que vai fazer a diferença neste momento.

Para essas e outras dicas visando a segurança dos envolvidos, confira o relatório completo:

Rodrigo Amaral

Diretor de novos negócios LRS.

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